Morihiro Saito sensei treinou kendo, karate shinto-ryu e judo antes do início da sua prática no aikido com apenas 18 anos. É considerado o aluno que mais tempo treinou com o fundador Morihei Ueshiba, em uma época em que o O-Sensei desenvolvia profundamente as técnicas de armas (jo e bokken) e a sua relação com o taijutsu (técnicas de mãos livres). No final dos anos 60, Saito sensei era um dos instrutores principais do estilo aikikai e se tornou o responsável pelo dojo de Iwama quando o fundador fez sua passagem em 1969. Seu estilo claro e direto de ensinar o tornou muito conhecido e respeitado nas escolas de aikido do mundo e, apesar de outros sistemas terem sido desenvolvidos (como o aikibatto), o programa de armas aikiken e aikijo que ele organizou e propagou ainda é o mais amplamente adotado.
O sensei Morihiro Saito não deixou um programa de armas (buki wasa) rígido escrito, portanto algumas escolas praticam variações ou apenas partes desse currículo.

A primeira parte dessa série trata das técnicas de aikiken, que estão agrupados em suburis, tachitori, kumitachis e ken jo no riai. Os links ao lado levam a vídeos, disponíveis publicamente na internet, com imagens do sensei Morihito Saito executando as técnicas. Nos casos em que isto não é possível, as imagens são de seu filho, Hitohiro Saito sensei.

Aikiken


Suburi:

Significa literalmente "movimento básico", praticado "solo" e é a movimentação elementar para os treinos em duplas. (vídeo)

  1. Ichi-no
  2. Ni-no
  3. San-no
  4. Yon-no
  5. Go-no
  6. Roku-no
  7. Shichi-no

Kumitachi:

Significa encontro ou cruzamento de espadas e se refere ao treino em duplas, que simula um combate onde os alunos se revezam pelo no controle da linha central evitando novos ataques. Cada um dos kumitachis tem duas variações com, cada um, mais duas variações com tomada do bokken (vídeo).
  1. Kimusubi-no-tachi (vídeos aqui e aqui)
  2. Ichi-no-tachi
  3. Ni-no-tachi
  4. San-no-tachi
  5. Yon-no-tachiGo-no-tachi

Ken jo no riai:

Treino em que o uke ataca com bokken e o nage defende com jo. Neste vídeo, o sensei Morihiro Saito mostra, após os cinco kumitachis, sete movimentos de ken jo no riai, sendo que os cinco primeiros têm variações com a tomada do bokken.

  1. Ichi-no
  2. Ichi-no (variação)
  3. Ni-no
  4. Ni-no (variação)
  5. San-no
  6. San-no (variação)
  7. Yon-no
  8. Yon-no (variação)
  9. Go-no
  10. Go-no (variação)
  11. Roku-no
  12. Shichi-no


Tachi tori:

Significa tomada de espada. São dez movimentos (e algumas variações destes) em que o nage, com mão livres, se defende retirando o bokken do uke. Nesse vídeo, Hitohiro Saito Sensei aplica vários destes movimentos em ordem aleatória (mais técnicas na parte II da coletânea).

  1. Ai hanmi ushiro kokyu nage
  2. Gyaku hanmi kotegaeshi
  3. Gyaku hanmi iriminage
  4. Gyaku hanmi ude hijigi
  5. Gyaku hanmi hiji ate mae kokyu nage
  6. Gyaku hanmi shihara dori
  7. Ai hanmi ago ate ushiro kokyu nage
  8. Gyaku hanmi mae kokyu nage
  9. Ai hanmi dai sankyo
  10. Ai hanmi dai yonkyo


Outros:

Happo giri - o corte de espadas em oito direções. No vídeo, o sensei Tom Huffman, mostra os movimentos básicos e mais algumas variações

Coletânea - Morihito Saito sensei mostras as técnicas de aikiken (parte I e parte II)


Comments (0)