Ao lado de
onegaishimasu, arigato gozaimashita é umas das expressões mais ouvidas durante um treino de aikido em que se utilizam termos japoneses. Falamos ao final do treino, quando acabamos de praticar com alguém ou quando o sensei termina uma demonstração.


A expressão é composta da palavra arigato que, segundo o Kendo Guide, estava relacionado com a forma antiga (diferente no japonês moderno) de arigatai, cujo significado é "raro" e que derivou para "precioso", "excelente". Atualmente, é utilizada simplesmente como "obrigado", mas o sentido inicial é "eu agradeço a você porque isso não me acontece o tempo todo", "isso é raro, então agradeço a você".


A segunda parte, gozaimashita, é uma palavra que torna a expressão mais polida e que é o passado de gozaimasu. Arigato gozaimashita é utilizada então para se agradecer a eventos que acabaram de acontecer, como o final do treino com alguém. Se alguém diz que VAI fazer algo por você, por exemplo trazer seu bokken, então é melhor dizer arigato gozaimasu (que se pronuncia como onegaishiMASU). Na dúvida, é possível usar sempre a forma no presente.


Para a nossa conveniência, arigato é escrito sempre com "R" mas a pronúncia é algo entre "R" e "L", comum na língua japonesa. Na verdade, a palavra já é uma simplificação da pronúncia de arigataku. Ouça clicando na seta:



Japanese, greeting, Japanese calligraphy, Japanese, appreciation, arigatogozaimashita



Parece haver um consenso sobre a utilização da expressão
onegaishimasu mas não para o agradecimento. É tanto comum ouvir um simples "thank you" ou "gracias" quanto a forma ultra-polida domo arigato gozaimashita, quando o agradecimento é dirigido ao sensei ou no cumprimento final da aula.

Comments (5)

On 26 de abril de 2009 18:33 , Victor disse...

Oi Sô!
Queria dar os parabéns pela pesquisa! Ficou bem legal o post sobre arigato!
Esse blog é muito bom! Gosto de ler quando tenho um tempinho!
Saudades!
Beijos

 
On 26 de abril de 2009 19:36 , Soraya disse...

Vitor,

Obrigada!!!!! E eu adoro quando você passa por aqui e deixa um recadinho. Grande beijo!

 
On 25 de agosto de 2010 17:42 , Anônimo disse...

Arigato Gozaimashita pelas informações do blog, faço Aikido e gostaria de parabeniza-la pelo trabalho virtual.

Ronald

 
On 26 de agosto de 2010 04:16 , Soraya Teixeira disse...

Oi, Ronald!

Eu que agradeço pelo elogio e pela visita. Volte sempre!

 
On 26 de setembro de 2011 10:27 , Anônimo disse...

Belo blog. A disseminação do conhecimento é uma das portas para a diminuição das varias praticas de preconceito.

Tarciso.