O mundo assiste, nos últimos dias, às cenas assustadoras dos efeitos causados pelo terremoto próximo à costa do Japão e pela tsunami que se formou. Estive no país em 2009 e, além de estar perplexa pela tragédia pela que passa o país, me sinto ainda mais triste porque conheço muitas pessoas que estão ainda lá e sei que existem aikidocas de várias partes do mundo treinando nos dojos que visitei.

A Fundação Aikikai acabou de publicar uma nota em solidariedade às vítimas e informando que Tokyo não sofreu tanto com os tremores. No Hombu Dojo, as aulas foram canceladas sexta-feira (dia 11), mas no sábado todos os horários foram mantidos, com exceção das aulas infantis. 

Já do dojo de Iwama há poucas informações, talvez porque a província de Ibaraki estivesse com problemas de fornecimento de energia elétrica até ontem. O Iwama News publicou um post na própria sexta-feira comunicando que o terremoto foi sentido com muita intensidade lá mas que estavam todos bem, assim como no dojo do estilo em Osaka. Hoje, um novo comunicado emitido pelo chefe do Iwama Ryu, Hotohiro Saito sensei, informa que todos da família Saito estão bem e que, embora o dojo tenho sido atingido, estão todos recuperados.

Aqui, tudo que podemos fazer rezar para que o país não sofra tanto mais e que se recupere o mais rápido possível.


ATUALIZAÇÃO: segundo a AFP, um novo terremoto atingiu a provícia de Ibaraki, onde fica o dojo de Iwama, por volta das 22:00h (horário de Brasília). Por enquanto não temos mais notícias da região.

Comments (4)

On 14 de março de 2011 às 00:22 , Anônimo disse...

MInasã gambate.Me chamo Akihiro ,mando muita força a todos no Japão não e nada facil+ tenhão fé em deus que o sol irar brilhar.Sou muito grato ao japão, pois morei 12 anos.Voltei a 3 anos atras ,tudo que consegui ate hoje graças ou nihon.E triste ver tanta destruição,doi de mais...

 
On 14 de março de 2011 às 02:51 , Soraya Teixeira disse...

Akihiro,
Todos nós estamos consternados pelo que o Nihon está passando. Rezo para que o povo japonês tenha muita força para enfrentar o que está por vir.

Grande abraço!

 
On 14 de março de 2011 às 12:25 , Anônimo disse...

Muito obrigada pelas informações, Soraya... Estamos todos rezando e torcendo para que tudo fique bem por lá, e que o povo japonês mais uma vez vença as adversidades com força e ki...

Um abraço

Lúcia

 
On 14 de março de 2011 às 15:18 , Soraya Teixeira disse...

Amém, Lucia!

Abraços para você também.