Placa na estação de trem de Iwama


Iwama fica na na província de Ibaraki, cerca de 100 km ao norte de Tokyo, e a região foi bem atingida pelo terremoto da última sexta-feira e suas réplicas. Lá ficam o Ibaraki-shibu dojo, construído pelo O-sensei em 1945 e também a residência e dojo da família Saito, chefe do estilo Iwama de aikido.

Hoje, um pequeno texto publicado pelo Aikido Journal conta que não houve pessoas machucadas no Iwama dojo mas que as paredes caíram e que o doshu Moriteru Ueshiba já agendou uma visita para avaliar os danos e decidir como agir. Também informa que a casa e o dojo do Saito sensei sofreram danos mas que estão todos bem e confirma a notícia de que Hitohiro Saito sensei está na Flórida e ainda não pôde voltar ao Japão. 
As notícias sobre os danos na cidade de Iwama também são descritas pelo Iwama News que informou, por volta do meio-dia, os detalhes dos estragos no dojo de Saito sensei e que o fornecimento de água, gás e eletricidade voltou mas apenas algumas horas por dia.
No Hombu dojo, em Tokyo, não ouve danos mas também há medidas para economia de eletricidade e, por isso, as aulas estão suspensas depois das 17:30h hoje e amanhã.
Nós aqui seguimos entristecidos por esta tragédia e orando muito para que o país tenha força nessa hora.




Obs: o Onegaishimasu não pretende ser um noticiário a respeito do que acontece no país mas decidi reunir aqui os informes dos principaís sites de aikido porque alguns estão escritos em outras línguas ou são muito restritos. Qualquer notícia a respeito será muito bem vinda.

Comments (0)