Esta é a primeira parte de uma série intitulada Samurai Spirit exibida pelo canal de TV japonês NHK. O vídeo dedicado ao Aikido (também há sobre Kendo) tem 5 partes e é cheio de imagens bem nítidas do O-sensei e mestres da arte. O vídeo é narrado em inglês mas é muito fácil de entender. Nele, o ator grego (naturalizado dinamarquês) e karateca Nicholas Pettas se prepara para conhecer e participar de alguns treinos de aikido em busca do espírito Samurai incorporados na arte.






Partes curiosas:

  • Um guarda-costas de J. F. Kennedy tentando mover do tatame  um sensei que não pude identificar (a imagem é de 1962, se alguém souber, por favor avise nos comentários é Gozo Shioda sensei) e falhando enquanto a platéia ri muito. 
  • Pettas não acredita muito no que vê e repete: "No way!" algumas vezes.
  • A diversidade do Aikido é sublinhada várias vezes no texto e nas imagens que mostram pessoas de todos os tipos e tamanhos praticando. 
  • A equipe do documentário (de artistas marciais) se preocupa muito em como  pode conseguir demonstrar a "eficiência" da técnica mas sem machucados, que é basicamente nosso dilema de todo dia no tatame...
  • Alguns mestres que aparecem nas imagens: Morihiro Saito sensei, Takeda sensei, O-sensei...

Comments (2)

On 8 de junho de 2010 às 10:32 , Anônimo disse...

Olá,
ainda bem que está de volta!

Um abraço
MikMary

 
On 10 de junho de 2010 às 23:11 , Soraya Teixeira disse...

MikMary,

e que bom que você gostou! Já estava com saudades de escrever aqui.

Abração.