Vi no Queda no Tatami essa apresentação que é literalmente um show. Tem jogo de luzes, tudo é coreografado e muito bem treinado. Acho que, para o público leigo (que não treina), uma apresentação assim causa um bom impacto e é mais eficiente em mostrar a técnica que algumas que mostram, por exemplo, suburis de bokken. Pessoalmente, gosto muito do treino com armas mas penso que pode ser um pouco cansativo para quem assiste ver movimentos básicos fora de qualquer contexto, assim como uma demonstração de esquivas pura e simples. 

A apresentação de 2010 do Kurilla dojo  tem crianças, adolescentes, homens e mulheres com demonstrações de habilidade corporal, técnicas básicas e avançadas e muitas simulações de aplicação em defesa pessoal. O instrutor-chefe, Štefan Kurilla, é graduado em diversas outras artes marciais como Aikido aikikai, aikido Iwama Ryu, Judo e Spetsnaz System.



No vídeo, gosto menos do fato de haver uma segregação entre as apresentações feminina e masculina. Fazer partes separadas para crianças e adolescentes tem razão de ser até porque os movimentos apresentados são bem diferentes. Até a adolescência, por exemplo, não é recomendado introduzir torções no treino de meninos e meninas para respeitar o nível de desenvolvimento estrutural deles e os mais velhos podem mostrar movimentos mais "acrobáticos". No caso de homens e mulheres não vejo esse tipo de motivação. Outra coisa é o nível da apresentação mostrar lances um pouco violentos. A parte infantil, dinâmica como poucas apresentações infantis são, mostra em algum momento em que alguém chuta um menino e penso que é um pouco desnecessário. Em outra passagem, duas pessoas entram em combate só porque uma esbarrou na outra. Entendo que a ideia é mostrar uma situação "real" mas alguém vestido de hakama mostrando esse comportamento é bem longe do que o Aikido prega. Fora essas duas ressalvas, considero o vídeo muito bom.

Comments (3)

On 23 de junho de 2010 às 01:45 , Anônimo disse...

Gostei também, apesar dos momentos de violência pura e fuzis.

 
On 23 de junho de 2010 às 21:25 , Soraya disse...

É, achei bacana e pus no blog pelo caráter "espetáculo" da apresentação mas algumas partes me incomodam bastante.

Obrigada pela visita!

 
On 23 de junho de 2010 às 23:11 , Anônimo disse...

De nada. Caí aqui enquanto procurava algo sobre ukemi. Muito interessante, favoritei :D