A trilogia Bourne conta a história de Jason Bourne, um homem que, depois de sobreviver a um quase afogamento, percebe possuir várias habilidades especiais mas que não tem lembranças a respeito da própria identidade. O personagem de Matt  Damon não é propriamente aikidoca mas, numa das últimas sequências de ação do terceiro filme (Ultimato Bourne), ele aparece lutando com o executor Desh Bouksani enquanto aplica várias técnicas de projeção. Em 1:00 min a cena é congelada com um close de pegada de kote gaeshi seguido de cenas bem rápidas de kokyu.





  

O filme, que mostra também técnicas de outras artes marciais e Le Parkour, ganhou o Oscar de melhor montagem, melhor mixagem de som e melhor edição de som em 2008.

Ficha técnica:

Personagem: Jason Bourne
Ator: Matt Damon
Filme: Ultimato Bourne (The Bourne Ultimatum)
Ano: 2007
Direção: Paul Greepass
Roteiro: Tony Gilroy, Scott Z. Burns e George Nolfi

Comments (8)

On 21 de fevereiro de 2010 às 17:56 , Du disse...

Olá Soraya :)

Gostaria de ver um filme em que aparecesse um praticante de aikido "a sério".

Se não me engano, existe um... Tenho que procurar...
Acho que se trata de alguém que sofre um acidente e se torna cadeirante e continua (ou começa, não tenho certeza) a treinar aikido...

É um filme japonês...

Gostaria de ver mais filmes assim, com uma aplicação do treino de aikido que "engrandeça" o espírito humano e não como defesa pessoal...

Gosto meu rsrsrs ;)

Até!

 
On 23 de fevereiro de 2010 às 17:18 , Soraya Teixeira disse...

Olá, Du!

Vou procurar esse filme que você falou, não conheço e, na verdade, sei de pouquíssimos filmes que falem de artes marciais de forma mais séria, sem ser brutal ou mesmo piegas. Quando se trata de aikido, então... Acho que é mesmo em função de como as pessoas veêm as artes marciais e qual interpretação elas fazem dos praticantes.

Criei essa "tag" aqui no blog justamente porque comecei a perceber pequenas citações a respeito do aikido nos filmes que assisto e acho interessante ver como são esses aikidocas da ficção. Inclusive, outro dia, vi um desenho em que os carros falavam e um deles cita que treinou várias artes marciais, inclusive aikido. Estou procurando o título mas ainda não achei...

Obrigada pela visita. Volte sempre!

 
On 27 de fevereiro de 2010 às 12:29 , Du disse...

WOW!

Um desenho (adoro desenhos) com carros que falam e um treinou aikido???? Isso deve ser interessante.

Bom, tenho que concordar que de modo geral, filmes que tratam de artes marciais "normalmente" o fazem de maneira a só "enaltecer" o aspecto "violência"... E no caso de filmes em que aparece "algo" de aikido, onde o maior expoente (talvez) seja o famoso "Steven Seagal", isso é ainda mais visível... (infelizmente).

Mas há outros filmes em que aparece "algo" relacionado a aikido. Por exemplo, o filme "O Último Samurai" possui várias cenas onde é possível ver as mesmas técnicas praticadas no aikido/dayto ryu e, obviamente, vários dos atores que entram no filme, se não me engano, são praticantes de artes marciais, inclusive aikido.

Eu estou tentando lembrar o nome do filme mas não consigo... assim que eu achar, coloco aqui :)

Até!

 
On 27 de fevereiro de 2010 às 19:30 , Anônimo disse...

Olá Soraya

Como não sei se escrevi certo a mensagem da última vez, escrevo de novo.

Meu nome é Lúcia, treino Aikido há 13 anos e, como você, meu grande sonho é ir ao Japão. Buscando informações sobre a viagem, me deparei com seu blog. Obviamente, não consegui parar nos seus relatos de viagem. Parabéns, escreve muito bem, e confesso que só parei de ler por não poder ficar grudada na tela do computador.

Gostaria de poder trocar idéias, já que você fez a viagem que eu quero fazer, quem sabe, em breve... Tem um e-mail?

Meu blog é luciaikido.blogspot.com ou então niseidojo.blogspot.com

Se puder, entre em contato!

Mais uma vez, parabéns pelo excelente blog, muito informativo e bom de ler!

Lúcia

 
On 27 de fevereiro de 2010 às 21:56 , Soraya Teixeira disse...

Oi, Du!

Esse desenho dos carros é bem bacaninha, estou consultando meus experts (sobrinhos) a respeito. Logo que achar, publico aqui. Ficaria extremamente agradecida se você me indicar esse filme, yeah!
Uma coisa sobre o "Último Samurai" é que sempre comentamos que a coisa mais impressionante do filme foi a rapidez com que o Tom Cruise aprendeu a vestir e amarrar o hakama. Em cinco minutos o personagem fica melhor que nós com 1 mês de treino! Hehe! Mas lógico que é uma brincadeira e o filme tem cena maravilhosas.

Abraços!

Soraya

 
On 27 de fevereiro de 2010 às 22:28 , Soraya Teixeira disse...

Oi, Lucia!!

Uma das coisas mais legais de ter um blog é a quantidade de pessoas que acabo "conhecendo" e que gostam das mesmas coisas que eu. obrigada mesmo por ter deixado comentário.

Só posso te dizer uma coisa: tenho certeza de que você vai amar essa viagem. O país é interessantíssimo e o fato de sermos praticantes de aikido só torna tudo mais especial, não é? Vou ficar muito feliz em trocar figurinhas com você. Pode usar o e-mail do blog (onegaishimasu.blog@gmail.com) ou também visitar o "Enquanto isso, no Japão..." (enquantoissojapao.blogspot.com) que escrevi direto de lá. É um blog totalmente pessoal e escrito de forma ainda mais informal que aqui, mas procurei rechear com informações a respeito do lado prático da viagem também. grande abraço e seja bem-vinda!!!!

Soraya

 
On 1 de março de 2010 às 11:29 , Anônimo disse...

Oi, Soraya!

Obrigada pela receptividade! Tenho certeza que vou amar a viagem... Cada dia que passa tenho mais certeza que é um sonho a ser realizado...

E quanto ao último samurai... Será que todo mundo que faz Aikido pensa igual? rsrsrs... Lembro da primeira vez que assisti, pensei EXATAMENTE isso... heheheh

Beijos!

Lúcia

 
On 2 de março de 2010 às 18:00 , Du disse...

lol
.
Quanto ao Tom Cruise, ele passou quase um ano no Japão (não tenho bem certeza se foi um ano, mas parece-me que sim), treinando ken. Na altura, um amigo estava morando lé e frequentava o mesmo lugar de treino. :)
.
Quanto ao filme, vou perguntar ao meu amigo que passou-me o link uns tempos atrás, ele deve lembrar.
.
E quanto à viagem... Bem, um dia, lá irei. Não tanto por conta do aikido, mas porque tenho muita vontade em conhecer o Japão :) hehe