Livro_GRandes_Mestres

Os autores Fábio Amador Bueno (editor e designer) e José Augusto Maciel Torres (jornalista), ambos da Fighter Magazine,  produziram um livro de um gênero que não é muito comum no Brasil: uma obra cujo objetivo é divulgar “pessoas  de grande valor que ficam anônimas perante a ausência de mídia especializada” em artes marciais.

Imagem: divulgação
O livro, dividido em doze capítulos cada um dedicado a um estilo de arte marcial, é também uma homenagem ao Grão Mestre Yoshihide Shinzato, 10o dan, nascido em Okinawa, no Japão, e residente no Brasil desde 1954, onde contribuiu efetivamente para o desenvolvimento do Karate no país.
Mestres consagrados de várias artes marciais tem sua trajetória retratada em seções separadas por categoria. O aikido conta com um pequeno resumo da biografia do O-sensei Morihei Ueshiba, e textos sobre o Shihan Vagner Bull (Instituto Takemussu), o sensei Severino Sales (Federação Brasileira de Aikido) e o sensei Paulo Cremona (Cremona Dojo).
Arte marcial é cultura, pois na maioria das modalidades tradicionais, representa épocas homéricas da história dos países e seus conflitos. Guerras imperiais, revoluções épicas, guerrilhas feudais, primórdios da espionagem militar, entre outros fatos históricos, foram protagonizados por artistas marciais, famosos ou anônimos, que escreveram as páginas do desenvolvimento marcial até a atualidade.
Cada modalidade é distinta, pois absorve os elementos religiosos, folclóricos e físicos característicos ddos povos e regiões de origem, tornando assim, o tema amplo e altamente diversificado.
Fabio Bueno
Ficha técnica:

  • Produção: BR_designers


  • Autores: Fabio Amador Bueno e José Augusto Maciel Torres


  • Ano: 2009


  • Contato: bueno@iron.com.br 

Comments (0)