Segundo o contador de visitas do blog (Statcounter), o link de entrada mais utilizado pelos leitores do Onegaishimasu é a busca por ukemis no google. Para esses e outros leitores, aqui está uma republicação do glossário de ukemis com vídeos dos principais rolamentos e quedas:

  • Mae kaiten - rolamento para frente (vídeo)

  • Mae yoko - rolamento frontal com finalização lateral (básico, avançado)

  • Ushiro hanten - queda* para trás com parada (vídeo)

  • Ushiro kaiten - rolamento para trás com giro completo (vídeo)

  • Ushiro mae kaiten - rolamento de mae kaiten para trás

  • Ushiro mae yoko - rolamento de mae yoko para trás (vídeo)

  • Ushiro otoshi - queda* de costas (vídeo)

  • Ushiro yoko hanten - queda* para trás com finalização lateral com parada

  • Ushiro yoko kaiten - rolamento para trás com finalização lateral
Aqui, vídeo com uma proposta de treino de quedas com finalização lateral. Neste, treino para ushiro otoshi e neste, aplicação prática de quedas.

Comments (4)

On 19 de junho de 2009 às 21:44 , Sheila disse...

Sô,
Amo esse tópico, porque eu ainda me sinto um dadinho rolando no tatame...rsrsrs
Bjs,

 
On 3 de julho de 2009 às 15:53 , Anônimo disse...

Olá Soraya,
Realmente Ukemis são essenciais para a prática do Aikido. Quanto mais treinos, melhor a técnica. Sou iniciante, e venho praticando há aproximadamente 02 meses com nosso Sensei e demais instrutores muito experientes aqui no Rio de Janeiro e estou gostando muito. Imagine eu, com 48 anos, que já fez um dia ballet, patinação no gelo, squash, jazz, dança, canto, e agora, TATAME... Mas é fascinante, um desafio e tanto! Uma bela filosofia do Aikido.
Sem dúvida, tenho que me esforçar bastante para poder aprender tudo que necessito para ir adiante, evoluir superando obstáculos, inclusive o próprio medo, o que não significa ausencia de coragem.
Só tenho que agradecer a você pelo brilhantismo, pois seu blog é muito instrutivo, eis que traz dicas importantes quanto as inúmeras técnicas aplicadas, e tem me ajudado bastante, inclusive, tenho certeza, a muitos aikidocas ávidos por conhecimentos como eu. E confesso, quisera eu poder estar trajando uma Hakama...tudo a seu tempo, claro.
No mais, parabéns pelo seu belíssimo trabalho.
Deus te abençoe . Meus sinceros agradecimentos.
Forte abraço,
regina goulart santos

 
On 4 de julho de 2009 às 22:20 , Soraya Teixeira disse...

Olá Regina!

Muito, muito obrigada pelo seu comentário, fiquei extremamente feliz em saber que o que escrevo pode servir de ajuda para um colega aikidoca.
Acredito fortemente que um bom aikidoca começou sendo um ótimo uke e que uma característica essencial (mas não única) a este é cair muito bem. Como você bem disse, conviver com os medos, inseguranças e limitações fazem parte da nossa prática e o treino é a única ferramenta que nos permite seguir em frente, não é mesmo? Um grande abraço e muito obrigada mais uma vez pelo retorno. Se tiver alguma pergunta ou curiosidade, não hesite em perguntar. Beijo!

 
On 4 de julho de 2009 às 22:21 , Soraya Teixeira disse...

Sheila, se eu consegui aprender a rolar, qualquer um pode. Até os dadinhos perdem a arestas um dia, ainda bem... Beijo!