せんせい - Sensei - (se-n-se-ê)
*
Transcrição fonética da palavra sensei

Recebi o seguinte e-mail do leitor do blog Yeddo Soledade:
"Soraya, você poderia escrever sobre o que é um sensei? Não a respeito do que significa mas como alguém se torna sensei ou quando isso acontece... a partir de qual graduação ou porque é assim..."

O Yeddo é meu amigo, nos conhecemos quando morei por um tempo no nordeste e treinamos juntos no mesmo dojo em Salvador, na Bahia. Sua colaboração veio já há muitas semanas mas essa foi uma pesquisa difícil de ser feita apesar de já estar escrevendo o texto sobre a qualificação de instrutores da Fundação Aikikai. E a razão é bem simples: há muita variação e pouco material escrito sobre o assunto. Não há regras e cada organização ou mesmo dojo trata do assunto de uma forma diversa. Apesar disso, alguns pontos parecem ser consenso e é deles que o post trata.
O título registrado de "sensei" (como os shidoin, fukushidoin e shihan) não existe e a palavra quer dizer literalmente "aquele que veio antes". No Japão, o termo sensei é usado para professores, mestres e líderes religiosos (como monges), mas nas artes marciais tem a conotação, quase sempre, daquele que tem experiência para ensinar e orientar os discípulos. Normalmente, os alunos mais iniciantes têm a tendência de identificar qualquer yudansha como sensei mas, apesar de algumas artes marciais adotarem essa postura, o mais comum no aikido é que o termo seja exclusivo daqueles de mais alta graduação, normalmente acima de 3o dan. Umas das melhores explicações que ouvi foi a que um sensei é um "guardião das tradições" e que, portanto, precisa conhecer e respeitar essas tradições, o que talvez seja muito prematuro para alguém tão iniciante quanto um aluno de 1o ou 2o dan. Lembrando que na cultura oriental o aluno se torna shodan relativamente cedo e se considera que a partir daí se inicia a parte mais importante do aprendizado.
Para nós, o sensei mais conhecido é, claro, o fundador Morihei Ueshiba, conhecido como o-sensei ou "grande sensei", título que é utilizado também para outros mestres importantes como, o fundador do karate kyokushin, Masutatsu Oyama sensei, por exemplo. O termo waka sensei (jovem sensei) é relacionado ao membro mais jovem de uma família (ou de pessoas que tem o mesmo nome) e é utilizado para designar o filho do doshu, que por ser o mais velho é chamado de daisensei.


*No Brasil e na maior parte do ocidente, a palavra sensei é pronunciada da mesma forma que é escrita mas, em japonês, o "i" final é suprimido.


Comments (0)