Em homenagem aos meus colegas se sempre perguntam se não é muito cedo para participar de um seminário de aikido:

Um seminário é um grande treino - tudo o que você vai fazer é treinar, nada mais. E treinar é o meio para aprender, não há nenhuma importância se você nunca fez as técnicas, se é iniciante ou não. Cada um vai desfrutar o seminário a sua maneira, segundo seu grau de desenvolvimento mas, com interesse e boa vontade, todos poderão aproveitá-lo integralmente.

Aproveite a diversidade - dependendo do tamanho do seminário, pode haver pessoas de várias graduações, desde 6o kyus até senseis muito graduados. É um bom momento para treinar com pessoas diferentes, com as quais talvez não se tenha contato frequentemente.

Tente seguir o sensei - o mestre que ministra o seminário pode ter um estilo de aplicar técnicas bem diferente do que você está habituado e, na verdade, esse é um dos grandes atrativos da ocasião. Não tem sentido algum ir a um seminário de um grande sensei e ir lá fazer tudo do seu jeito.

O começo é sempre mais difícil - no início dos treinos tudo é um pouco mais complicado e parece que não há espaço para cair mas logo todos se acomodam e encontram bons lugares para treinar.

Tenha a mente aberta - maneiras diferentes de treinar são apenas maneiras diferentes de treinar. Não há o certo e o errado, apenas o diferente. Existe ocasião melhor para aprender?

Divirta-se! - em grandes organizações, muitas pessoas só se encontram em ocasiões assim. Além disso, você pode conhecer outros senseis, colegas de treino e pessoas de outros estilos de aikido.

Comments (2)

On 19 de maio de 2009 às 10:10 , Paulo disse...

soraya, parabéns pelo blogue, está muito bom

vou voltar mais vezes

bjs

 
On 19 de maio de 2009 às 22:01 , Soraya Teixeira disse...

Paulo,

muito obrigada e seja bem-vindo. Abraços!