Os leitores do Onegaishimasu devem ter percebido que o blog contém pouquíssimas informações pessoais minhas, até porque o foco aqui é o aikido, mesmo de um ponto de vista totalmente particular. Apesar disso, quando fui convidada e prestar exame para shodan, decidi iniciar a série "Diário do Exame" contando meu processo de preparação final durante os próximos meses que antecedem o evento que marca o início de uma nova etapa na vida de todo aikidoca. Acredito que esse processo tem início lá no começo, quando se pisa pela primeira vez no tatame e segue continuamente até o dia do exame em si, que é mais um dos acontecimentos importantes do caminho no aikido. Por isso, é uma experiência profundamente pessoal, diferente para cada indivíduo e cada caminho escolhido. Os relatos descritos aqui servem apenas para o compartilhamento das minhas impressões com os amigos, colegas e leitores que tem curiosidade de saber como vive alguém à beira de um exame de dan (e de um ataque de nervos). Perguntas, dúvidas ou sugestões podem ser feitas nos comentários ou por e-mail (onegaishimasu.blog@gmail.com). Se alguém tiver alguma boa história sobre seu próprio exame, também gostaria muito de ler.

Comments (2)

On 29 de maio de 2009 às 17:35 , Valério disse...

Nossa! Que seja um dia e uma rotina muito boa de treinos. Natação é muito bom para o condicionamento físico. Sei disso porque jogo futebol com um amigo de 44 anos que corre mais e mais tempo que eu!
Vai dar tudo certo!

 
On 29 de maio de 2009 às 18:29 , Soraya Teixeira disse...

Oi, Valério! Obrigada pela torcida. Eu gosto muito de nadar, é um exercício que me faz muito bem mesmo. Espero conseguir um bom condicionamento como o do seu amigo do futebol. Abraços!