Cada organização de aikido pode ter seu próprio sistema de graduação, tanto para kyus quanto para dans. No meu caso particular, a promoção é feita por meio de exame prático e elaboração de uma pequena monografia sobre um tema relacionado ao aikido, a escolha do candidado. O exame inclui a demonstração de esquivas, ukemis, técnicas com armas e taijutsu waza. É longo, bem longo... Os ukes (outros alunos de 1o kyu e acima) vão se revezando enquanto o candidado faz as demostrações para a banca de examinadores, o que torna todo o processo bem exigente fisicamente.
Este foi o ponto de partida para que eu tomasse a decisão de incrementar meus treinos semanais com outra modalidade de exercício físico visando uma melhora na resistência cardio-respiratória. Com todos os exames médicos em dia (sim, todos os anos faço uma avaliação completa com o cardiologista), adicionei duas horas de natação por semana, nos dias em que não vou ao dojo. A lógica é utilizar outros grupamentos musculares que não são tão utilizados durante os treinos para induzir uma exigência respiratória maior. Com essa mesma ideia, alguns colegas começaram a correr, pedalar e mesmo a jogar tênis. A escolha da natação, para mim, se deveu simplesmente ao fato de não ser uma atividade estranha (eu não precisaria "aprender" a nadar), ter baixíssimo impacto e já conhecer um bom profissional da área, que poderia elaborar um plano sob medida.
Partindo daí e com o plano (carinhosamente apelidado de "não quero morrer no dia do meu exame") devidamente traçado, fui para a primeira aula de natação bem despreocupada, afinal eu treino cerca de 10 horas por semana, estou acostumada a uma boa carga de exercícios já há muitos anos e não sofreria muito nadando, certo? Nada mais errado... Decidimos fazer um treino cadenciado, sem muitas paradas, o que fez com que os músculos ardessem e a frequência cardíaca aumentasse rapidamente, Não foi algo sofrido, afinal era o primeiro dia, mas esperei ter muitas dores no dia seguinte, o que acabou não acontecendo felizmente. Esses foram apenas os primeiros dias e, até agora, tudo está sob controle...

Comments (0)