Shikko



"Andar de joelhos. Uma forma de andar de joelhos a partir do seiza (ou posição sentada) desenvolvida para dar equilíbrio, estabilidade nos quadris e preparar o aluno para a execução de técnicas em suwariwaza."

Enciclopédia do Aikido, do sensei Stanley Pranin (tradução livre)



Na cultura tradicional japonesa, não é permitido ficar de pé enquanto a pessoa de maior posição social (ou o convidado deste) permanece sentado. Uma vez que os servos, inclusive o samurai, tinham de se movimentar de joelhos enquanto seu senhor estivesse no ambiente, é fácil compreender como o shikko foi desenvolvido, a ponto de praticarmos hoje no aikido toda uma categoria de técnicas nessa posição (suwariwaza e hanmihandachi waza).

Para executar o shikko corretamente é preciso alguma dedicação e persistência, uma vez que não é um andar natural para a maioria das pessoas mas, basicamente, é necessário que os pés estejam sempre juntos e embaixo dos quadris. Os quadris movimentam os pés, não o contrário. Além de andar para frente, é possível fazer giros (tenkan, tenkan ho) e andar para trás (ushiro), sendo que estes dois últimos movimentos podem ou não ser praticados conforme a orientação de cada sensei. A posição das mãos também varia, podendo permanecer à frente do corpo, na faixa ou ainda repousado nas pernas. O treino do shikko começa cedo, sendo uma das primeiras movimentações que o aluno aprende na maioria dos dojos. Há vários vídeos de demonstração de como praticar mas o melhor é verificar como se executa em seu dojo e repetir muito...

Comments (0)