Esse é o tipo de livro do qual não esperava muita coisa. Folheei rapidamente na livraria da rodoviária de Salvador, gostei das ilustrações e levei para casa. Depois que li, percebi o valor da obra que se escondia atrás da capa não tão atraente.

Ele faz parte da coleção Mitos, Deuses e Mistérios que a Edições Del Prado lançou no Brasil, uma tradução do original em castelhano de Peter Payne. Este volume, sobre Artes Marciais, trata da sua faceta espiritual mas sem se tornar algo incompreensível ou de caráter religioso. Ao contrário, o livro está cheio de exemplos práticos, de artes clássicas como o judo, de outras quase desconhecidas como Kalari Payati e muitos do aikido (para minha surpresa). Como exemplo, as duas imagens abaixo ilustram o tópico "a estrutura do ego e do corpo" e fazem um paralelo entre o 20 doshu Kishomaru Ueshiba aplicando um shiho nage e o pescador de algas no leque pintado de 1850. Ambos estão em meio a um torvelinho, tudo se move ao seu redor, e estão em calma e equilíbrio.


Acima: leque pintado (1850). Abaixo: Kishomaru Ueshiba (Inglaterra, 1975)

As ilustrações com fotos são bem bonitas, embora a resolução não seja tão alta, e o papel é de ótima qualidade. Muitas imagens são de artigos, (leques, pinturas, pergaminhos) que estão em museus como o British Museum ou o Museu Arqueológico de Florença, segundo os créditos no final do volume.

Infelizmente, a edição brasileira está esgotada e não é fácil encontrar um exemplar. A maioria pode ser adquirida em sebos físicos ou virtuais (como o Papirus) por valores próximos a R$20,00, dependendo do estado de conservação. Uma boa fonte de informação sobre aspectos comuns a diferentes tipos de artes marciais, vale a pena!

"Existe uma diferença fundamental - para qual geralmente não se dá a devida importância - entre a arte marcial e uma simples briga, uma diferença que não tem qualquer relação com a eficácia ou com a técnica: todas as artes marciais fazem parte originalmente de um completo sistema de aprendizagem, cujo derradeiro objetivo consiste em transformar radicalmente a própria existência do praticante. Embora com muita frequência se ignorem, subvalorizem-se ou se menosprezem por inteiro essas raízes, a dimensão espiritual constitui a essência das artes marciais." Trecho da obra



  • Autor: Peter Payne
  • Editora: Edições Del Prado
  • Ano: 1997
  • ISBN: 84-7838-786-2
  • Páginas: 96 (capa dura)



Comments (0)