Muita gente me pergunta se é possível aprender a cair bem ou se é uma questão só de talento. Uma boa resposta foi a de Donovan Waite Sensei em uma de suas várias visitas ao Brasil. Na ocasião, ele disse que, como tudo no aikido, só a prática intensa proporciona bons resultados e que "calma e muita paciência são essenciais porque quando ele vê pessoas querendo fazer tudo rápido, tudo que ele vê são erros".


"Aikido Ukemi " foi originalmente lançado em formato VHS em 1999* e é parte de uma série de 2 vídeos educativos. No primeiro volume (Meeting de Mat) o sensei Donovan mostra muito detalhadamente pontos importantes de rolamentos básicos. Uma série de dicas, explicações sobre postura ao cair e sugestões de exercícios de variados graus de dificuldade fazem do Meeting the Mat meu vídeo sobre ukemis favorito. No segundo (Principles of Giving and Receiving), é discutido o uso rolamentos em técnicas como shihonage e jujinage. Atualmente pode-se encontrar DVDs dos dois volumes disponíveis para venda em sites como o Aikido Today e budovideos.com. Para visualizar a parte do referente a mae ukemi e ushiro ukemi, clique aqui.

*veja que a capa do vídeo (clique na imagem para ampliar) traz a graduação do sensei Donovan com rokudan (6o. grau). Atualmente ele tem o título de shihan e é nanadan (7o. grau).



  • Format: Color, NTSC
  • Studio: Tapeworm Video
  • VHS Release Date: August 27, 1999
  • ASIN: B00000JWWX

Comments (2)

On 8 de março de 2009 às 00:45 , Anônimo disse...

Adorei o video, é bem didático... Assim fica mais fácil de compreender.
Facilitou um pouco.
Bjs,

 
On 13 de março de 2009 às 12:44 , Soraya disse...

Sheila, o sensei Donovan tem uma forma muito clara de explicar, não acha? Mas, para tentar fazer igual, temos que treinar muito... o que não deixa de ser bom, não é mesmo? Beijo!