Aparentemente, existe uma certa polêmica a respeito da maneira correta de cuidar do hakama. A maioria das pessoas prefere dobrá-lo sempre ao final do treino mas não existe consenso sobre o que fazer quando fica sujo ou quando está muito desbotado e/ou rasgado. Abaixo, sugestões recolhidas ao longo dos anos de como manter o hakama sempre com cara de arrumado.


Conservação dos vincos

Alguns tipos de tecido perdem os vincos da dobras mais facilmente mas todos se conservam melhor se o hakama for dobrado sempre no fim de cada treino. Quem tem mais de um costuma deixar o que não está em uso pendurado num cabide ou varal por algumas horas antes de dobrá-lo novamente. Pode ser necessário passar se for tingido ou lavado em máquina.


Lavagem*

Manual - adicione um pouco de sabão ao tanque ou bacia grande cheios e mergulhe o hakama. Esfregue bem e enxágue até sair todo o sabão. Estenda no varal à sombra prendendo pelo koshita. Quando secar, é só dobrar.

Máquina de lavar - apesar de ser rápido e prático, danifica um pouco o koshita (parte rígida das costas). Para minimizar os danos coloque somente o hakama na máquina, pouco sabão e ajuste para o programa de roupas delicadas. Para secar, use o mesmo procedimento da lavagem manual.

Lavagem a seco - é preciso levar a uma boa lavanderia e explicar que as dobras devem ser conservadas, então é necessário que o hakama fique dobrado uns dias antes. Caso contrário, talvez seja necessário refazê-las usando um ferro de passar. Tem a desvantagem de ser caro.


*algumas pessoas pregam que o hakama (e a faixa) não deve ser lavado mas é só verificar seu estado após o treino para que eu discorde...


Tingimento

Quando o hakama atinge um certo grau de desbotamento pode ser um boa ideia tingí-lo. Algumas lavanderias especializadas fornecem este tipo de serviço mas também é possível fazer em casa. Nesse caso, só é necessário um dose de habillidade e seguir as instruções do fabricante da tintura. Para que os keikogis não fiquem manchados depois, é bom usar um fixador de cor ou fazer a última lavagem com uma solução de sal de cozinha.


Cuidados especiais

Remendos - existe uma idéia de que dogis com aspecto de velhos trazem algum respeito a quem os usa, indicando um grande frenquência de treino, mas os hakamas tendem a se rasgar principalmente na área dos joelhos e é muito difícil fazer um conserto que seja útil por muito mais tempo. É diferente para pequenos rasgos e costuras que se rompem (já vi uma cena engraçada assim), que podem ser facilmente ser arrumados por uma boa costureira.

Desbotamentos - algumas marcas produzem hakamas artesanalmente e que soltam muita tinta durante o treino deixando dogis (de quem os usa e dos outros) manchados. Para evitar que isso aconteça, é preciso fazer boas lavagens (2 ou 3 normalmente são o bastante) antes do uso e aplicar um fixador de cor. Existe fixadores comerciais das principais marcas de pós para tingimento mas uma solução de sal de cozinha também funciona bem.

Reposição do koshita - se acontecer que o koshita seja deformado por algum motivo, pode ser necessário trocá-lo. No Brasil não é muito comum encontrar esse tipo de peça para reposição mas em sites internacionais é possível achar facilmente.

UPDATE: algumas pessoas perguntaram o quanto se pode lavar o hakama. Essa é uma questão pessoal, cada um tem (ou não) a sua própria frequência. Quando eu tinha dois hakamas, podia sempre ter um limpo para quando necessitasse viajar ou visitar um outro dojo, além do que o desgaste dos dois era bem pequeno. Com um apenas, tento lavar apenas uma vez por mês ou mês e meio porque é usado uns cinco dias por semana mas há quem lave o seu uma vez por semestre, ano ou mesmo não lave.

Comments (0)