O modo com cada um vê a arte que pratica, assim como a própria prática, vai se modificando a medida que o tempo passa, então todo o conteúdo do Onegaishimasu reflete a pesquisa e o meu ponto de vista pessoal. Para compartilhar experiências de outros aikidocas com diferentes graduações e tempos de prática, a partir de hoje haverá a seção "Contribuição do Leitor". Este é o primeiro da série de textos que podem ser temáticos, como o da Sheila, de experiências pessoais, da seção "Aconteceu no Dojo..." ou mesmo de perguntas.





Sheila Morassi é minha amiga e colega de dojo, além de ter sido a primeira pessoa a concordar em colaborar com o blog. Ela treina aikido há poucos meses, ainda não fez seu primeiro exame e se sente melhor em treinos com armas, talvez por isso tenha sido um tema do seu texto. Obrigada, Sheila!

"O Espírito do Samurai

É incrível quando você percebe que está começando a interiorizar todo o aprendizado que esta adquirindo dentro do dojo e sente a verdadeira essência do Aikido. Você irá perceber isso principalmente quando assistir o Último Samurai e se emocionar durante todo o filme. Sua perspectiva mudou, você adquiriu sensibilidade e informações suficientes para enxergar as nuances do filme.
O Aikido, como a maioria das artes marciais japonesas tem sua filosofia também amparado no Bushido (武士道 caminho do guerreiro), que é o código de conduta dos Samurais, que se baseiam em 7 virtudes que deveriam ser básicas e inerentes a qualquer povo minimamente civilizado.

Virtudes do Bushido
1. GI - justiça e moralidade, atitude direta, razão correta, decidir sem hesitar;
2.YU - coragem, bravura heróica;
3.JIN - compaixão, benevolência, simpatia, amor incondicional para com a humanidade;
4.REI - polidez e cortesia, amabilidade;
5.MAKOTO - sinceridade, veracidade total, nunca mentir;
6.MEIYO - honra, glória;
7.CHUGO - dever e lealdade, devoção.

Para manter vivo o espírito do samurai temos no Aikido a aula de armas utilizando o bokken, espada de madeira que simula uma katana e o jo, bastão longo de combate. Na aula de armas desenvolvemos habilidades que nos ajudarão mais tarde até mesmo no nosso dia a dia, como equilíbrio, concentração, disciplina, destreza nas esquivas.
Desenvolvemos essas habilidades mais rapidamente na aula de armas por um motivo muito simples, temos sempre que ter em mente que estamos com uma arma na mão, e mesmo sendo armas de treino, ou seja, de madeira, podemos nos ferir e ferir nossos companheiros de aula.
Com uma arma na mão nos sentimos verdadeiros samurais ,e como samurais devemos honrar todo esse aprendizado que recebemos tendo muito respeito pelo dojo, pelo sensei e por todos os nosso colegas de aula. E faremos um bem para nós mesmo e para as pessoas ao nosso redor se levarmos todas essas virtudes para nosso dia a
dia, sempre buscando a paz e a harmonia em nosso cotidiano."
Ficarei muito feliz de receber sua colaboração: onegaishimasu.blog@gmail.com. Fico comprometida a editar pouco os textos, somente para adequar ao padrão do blog, como ortografia de algumas palavras, formatação de termos estrangeiros, etc. Todos podem participar, de qualquer graduação, estilo ou localidade. A idéia é ter diversidade mesmo...

Comments (1)

On 24 de outubro de 2009 às 01:34 , LUCAS NOKIOSHI DOJO JUIZ DE FORA - MG disse...

SOU AIKIDOKA ATUALMENTE NA GRADUAÇÃO VERDE, COMECEI A PRATICAR COM 40 ANOS DE IDADE PRINCIPALMENTE DEVIDO A UMA NECESSIDADE PROFISSIONAL,ESPIRITUAL E FÍSICA, POIS APESAR DE HAVER PRATICADO OUTRAS ARTES, AINDA NÃO HAVIA ENCONTRADA A MAIS ADEQUADA A MINHA PROFISSÃO DE POLICIAL MILITAR E ME ENCONTREI NO AIKIDO.SE TODOS OS SERES HUMANOS ADOTASSEM AS 7 VIRTUDES DOS SAMURAIS,TENHO CERTEZA QUE SERÍAMOS UMA SOCIEDADE MUITO MAIS HARMÓNICA.
SAMURAI, QUER DIZER LITERALMENTE "AQUELE QUE SERVE" E O BUSHIDO "O CAMINHO DO GUERREIRO" ERA SUA CONDUTA.O AIKIDOKA, NO MEU ENTENDIMENTO, DEVE INTERIORIZAR AS 7 VIRTUDES DOS SAMURAIS E TE-LOS COMO CÓDIGO DE CONDUTA E PROCURAR O BUSHIDO COM HARMONIA, SABEDORIA E AMOR E ASSIM RECEBEREMOS TODO O "KI" DO UNIVERSO, COMO "O'SENSEI", SEI QUE AINDA DEMORA, POIS, AINDA ESTOU COMEÇANDO A ENGATINHAR NO AIKIDO, A BUSCA DEVA CONTINUAR.