O aikido está nos dojos, está na vida das pessoas e está na web! O blog Onegaishimasu é fruto dessa revolução eletrônica que está passando por um ápice e que permite, entre outras coisas, o compartilhamento universal de informações antes local ou temporalmente restritas. Por isso, para a estréia da seção "Aikido na Web", foi escolhido o site "Saito Sensei-From Iwama to the World", que representa bem este conceito. Veja a definição (tradução livre) da autora, Patricia Yarrow:

"Saito Sensei foi extremamente bem fotografado para seus livros e vídeos. Contudo, nossa proposta central é compartilhar fotos e memórias mais pessoais e informais. Vamos utilizar imagens e histórias para nos lembrar que pessoa multifacetada Saito sensei foi e os muito bons momentos que compartilhamos ao longo do aiki-michi."

Morihiro Saito sensei foi um dos mais famosos alunos do fundador Morihei Ueshiba e é considerado aquele que mais tempo passou a seu lado. O resgate das imagens de sua vida privada é importante também uma vez que sua prática deu origem a um estilo diverso, o Iwama Aikido, que tem discípulos no mundo inteiro. Patricia Yarrow fundou o site em 2002 e desde então conta com a colaboração de pessoas das mais diversas partes que, por vezes, estiveram com Saito sensei recebendo dele próprio as fotografias e que, portanto, não são encontradas em publicações impressas ou em vídeo. Há também uma seção com pequenas passagens da vida do sensei, mas a maior parte consiste de imagens suas em situações tão informais quanto num banho de cachoeira ou com a família, como clássicas, sendo uke do O-Sensei Morihei Ueshiba. Vale a pena!



NOTA: a página da Patricia é fruto do esforço de um grande número de pessoas que decidiram compartilhar uma parte de si. Se usar alguma imagem ou texto dessa fonte (ou de qualquer outra!), a citação da referência seria um ato de respeito, além de direcionar outras pessoas a um site muito importante. Além disso, ela guarda um registro histórico das pessoas que estiveram em Iwama. É só enviar um e-mail para ela com data da visita e tempo de estadia na cidade e/ou dojo. Mais informações no site.

Comments (0)