Na semana passada, o Michel, leitor do blog, perguntou a respeito da expressão Aikibatto que ele não conhecia e viu em uma discussão no fórum do Aikiweb. Abaixo um pequeno resumo da pesquisa que estive fazendo a respeito (obrigada, Michel!).

O sensei Stefan Stenudd, da Suécia, é professor de Aikido (6o. dan aikikai) e Iaido e criou a expressão Aikibatto para designar um sistema de exercícios de espada desenvolvido para treinamento de aikidocas. Uma parte do sistema consiste de exercícios baseados nos movimentos da arte do Iaido. Utilizando uma katana, são desenvolvidos os suburis básicos em movimentos solo. Em outra, as lutas (kumitachi) no estilo aikiken são desenvolvidas com as duplas utilizando boken (espada de madeira) e ainda com o uke atacando com boken e o nage defendendo com o jo (bastão de madeira). Informações completas com vários vídeos podem ser encontradas no site dedicado ao tema, assim como sobre o livro que o sensei Stennud lançou em 2007.


Comments (2)

On 25 de abril de 2009 às 20:36 , Unknown disse...

Oi Soraya,
foi um prazer conhcer seu blog,agora virou uma mania lê e rir das historia que vc escrever.....como td q vc faz é bom este blog esta otimo.bjs
malu (RJ)

 
On 27 de abril de 2009 às 00:10 , Soraya Teixeira disse...

Malu!!!

Que bom ver você por aqui! Acho que o mais engraçado é que são todas verdadeiras, presenciei tudo! Será que você adivinha quais são as minhas? Kkkkkk. Beijo!